Anacom quer baixar preços e aumentar período económico

A Anacom anunciou em comunicado que pretende baixar os preços de interligação em 10% para 2005 e aumentar o número de horas no período económico.

Uma redução que resulta da conjugação de dois factores: a descida dos preços de interligação propriamente ditos, sobretudo na activação da chamada, e o alargamento do horário económico nas chamadas telefónicas em duas horas.

Os novos preços de interligação caracterizam-se por uma redução de 0,05 cêntimos de euro no valor da activação da chamada para cada nível de interligação (passando para 0,60 cêntimos de euro no nível local, 0,70 cêntimos na interligação em trânsito simples, e de 0,80 cêntimos na interligação em trânsito duplo); e de 1% no preço por minuto em todos os níveis ( local, trânsito simples e trânsito duplo).

A Anacom determinou ainda um alargamento do horário económico, que passa a ser de 14 horas, entre as 19 h e as 9 h; com o horário normal a reduzir-se para 10 horas, entre as 9 h e as 19 horas, nos dias úteis. O facto de a PT já praticar este horário económico alargado nalgumas das suas ofertas de retalho (PT Mix 200, PT 200, PT 100) indicia, na perspectiva do regulador, que existem condições para avançar com o alargamento do horário económico de interligação.