Banda larga ganha terreno no acesso à Internet

O número de clientes registados em serviços de acesso à Internet ascendeu aos 3,055 milhões no final do terceiro trimestre de 2001, revelam dados compilados pelo Instituto das Comunicações de Portugal (ICP).

No mesmo período, os acessos por banda larga – cabo e ADSL – atingiram uma representatividade inédita.

Os acessos por cabo, no terceiro trimestre do ano passado, ultrapassaram os 70 mil, o equivalente a 27,3% de todos os acessos pagos e a 2,3% do total de acessos, pagos e gratuitos. Os acessos por ADSL cresceram 100% face a igual período do ano anterior, chegando aos 1 252.

Ainda assim, os serviços comummente designados por acessos gratuitos à Internet continuam a ser os mais representativos. Por si só, foram responsáveis, em Setembro, por 92% do total de acessos registados à Internet.

O forte crescimento da base de clientes deve ter em consideração a existência de situações de sobreposição de várias subscrições de serviços de acesso gratuito por parte de alguns utilizadores.

Em Setembro, estavam registadas no ICP para a prestação do serviço de acesso à Internet 47 entidades, das quais 28 se encontravam efectivamente em actividade.