Clientes do serviço móvel terrestre aumentan

O número de clientes dos operadores do serviço móvel terrestre ascendeu a 8,6 milhões no final do primeiro trimestre deste ano de acordo com dados da Anacom.

Este valor representa um crescimento inferior a 1 por cento face ao último trimestre do ano passado e de cerca de 6 por cento comparativamente com o trimestre homólogo desse mesmo ano. A taxa de penetração atingiu assim os 83,1 por cento, mantendo-se portanto acima da média europeia.

No mesmo período, foram originadas pelas três redes móveis cerca de 1,4 mil milhões de chamadas, menos 4 por cento do que no trimestre anterior e mais 1,4 por cento do que no trimestre homólogo.

As quedas observadas no volume de chamadas e no tráfego por elas gerado deveram-se sobretudo à quebra nas ligações dos móveis para números internacionais e para redes fixas nacionais. Mais de dois terços do tráfego originado pelas redes móveis, 67 por cento, é destinado à mesma rede.

No mesmo período, foram enviadas 543 mil milhões de mensagens escritas, menos 6 por cento do que no trimestre anterior e mais 18 por cento do que no trimestre homólogo de 2002.

Até ao final do primeiro trimestre de 2003, tinham sido portados 9 096 números entre redes móveis.