Datamonitor questiona 3G

A Datamonitor publicou uma análise de mercado sobre as empresas de telecomunicações e as suas apostas na terceira geração móvel.

Uma das propostas consideradas para as empresas de telecomunicações reduzirem os seus prejuízos é a de simplesmente abandonarem o investimento em plataformas 3G concentrando-se antes em desenvolver o GPRS e serviços a ele ligados.

Problemas como a falta de terminais e a dificuldade de criar um telemóvel de terceira geração que funcione completamente integrado com os serviços actuais a custos baixos são um dos entraves à expansão do 3G.

Para além disso o tempo que poderá demorar a uma empresa de telecomunicações ver o seu retorno no investimento na terceira geração poderá ser muito grande podendo em certas situações nunca o chegar a ver por ter aberto antes falência.

Por estes problemas todos, a [link=http://www.datamonitor.com]Datamonitor[/link] recomenda uma análise detalhada da situação do 3G e recomenda em certas situações que o melhor é mesmo desistir das licenças.

Em Portugal, a TMN acaba de pedir um adiamento do lançamento comercial do serviço 3G por mais 6 meses para o segundo semestre de 2003.