Excel e PowerPoint com falhas de segurança

A falha de segurança permite que as macros funcionem mesmo sem pedir permissão ao utilizador que está a trabalhar no documento.

A Microsoft disponibilizou um [link=http://www.microsoft.com/technet/treeview/default.asp?url=/technet/security/bulletin/MS01-050.asp]boletim[/link] de segurança onde explica como corrigir a falha encontrada.

A falha de segurança descoberta afecta as seguintes versões dos programas: o Excel 2000 e 2002 para Windows, o Excel 98 e 2001 para Macintosh, o PowerPoint 2000 e 2002 para Windows e ainda o PowerPoint 98 e 2001 para Macintosh.

Normalmente quando abrimos um documento aparece uma caixa a perguntar se pretendemos utilizar as macros existentes no documentos podendo ou não desactivar essa opção.

Mas com esta falha podemos estar a abrir um documento que tem macros e nunca nos ser perguntado nada. Isto possibilita que alguém com más intenções crie macros que seguem dentro dos documentos e enquanto o utilizador está a trabalhar no documento, a macro pode estar a destruir toda a informação existentes no computador.

No mesmo endereço do site da Microsoft já estão disponíveis para download os patches para corrigir a falha de segurança.