ICANN aprova Waiting List Service

A organização Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) decidiu aprovar o novo serviço Waiting List Service (WLS).

A organização [link=http://www.icann.com]ICANN[/link] é a entidade responsável pela administração dos domínios de topo e decidiu aprovar o novo serviço WLS que irá ser gerido pela VeriSign.

Actualmente, existem várias empresas que oferecem um serviço que permite a um utilizador pagar um determinado valor para reservar um domínio actualmente registado. Se o detentor do domínio deixar de pagar o valor anual, a empresa irá tentar conseguir o domínio para o utilizador logo que este fique disponível. Como existem várias empresas a operar neste mercado, o utilizador nunca tem a garantia se vai ou não conseguir realmente assegurar o domínio para si.

A VeriSign decidiu criar um novo serviço que garante ao utilizador que será ele a conseguir determinado domínio se este expirar. Para isso, esse utilizador terá de pagar um determinado valor por ano para ficar na lista de espera para esse domínio. E se o detentor do domínio decidir que já não pretende o domínio e o deixar expirar automáticamente irá passar para o próximo na lista de espera.

O novo serviço WLS só será aplicado aos domínios de topo .com e .net, os domínios geridos pela própria VeriSign.

As outras empresas que operavam na tentativa de conseguir os domínios para os seus clientes ou mesmo os revendedores afirmam que quem irá perder com este novo serviço será o utilizador final já que passarão a ser as grandes empresas as únicas com poder financeiro para conseguirem adquirir domínios.