Milhares de sites portugueses inacessíveis

A FCCN decidiu suspender ontem os domínios online.pt e sa.pt geridos actualmente pela empresa Wallpaper.

A empresa Wallpaper através do conhecido site [link=http://www.co.pt/]co.pt[/link] disponibiliza um serviço de registo de domínios.

O serviço está activo desde 1999 e permite aos utilizadores registar subdomínios dos domínios co.pt, do lda.pt e até ontem do online.pt e do sa.pt.

A Wallpaper informou os actuais clientes do serviço que a FCCN decidiu suspender os domínios online.pt e sa.pt por não ter sido entregue o comprovativo de registo de marca exigido por esta ao abrigo das regras em vigor para registo de domínios terminados na extensão .pt.

Sites como o [link=http://www.oesteonline.pt]Oeste Online[/link] começaram por registar um subdomínio do serviço co.pt e posteriormente registaram o seu domínio próprio.

Mas muitos outros sites institucionais, de associações e de particulares que apenas registaram um subdomínio dos endereços online.pt ou sa.pt, estão desde ontem inacessíveis.

Entre eles contam-se o site da Administração Regional de Saúde do Centro, o Tuning Online, o Emprego Online, Sindicato dos Jornalistas, Associação Portuguesa de Pilotos Automóvel e Diário dos Açores entre milhares de outros sites.

A FCCN está a proceder a uma actualização de todo o sistema para previsivelmente no próximo mês de Dezembro liberalizar o registo de domínios .pt.

[n]Actualização:[/n] Entretanto uma empresa com o nome Ondas Lineares decidiu dar início ao processo de registo do domínio online.pt que estava vago.

Assim, o domínio online.pt passou a receber todas as visitas dos utilizadores que tentem aceder a sites que tinham um subdomínio do endereço online.pt no antigo serviço co.pt.

[n]Actualização 2:[/n] A empresa Wallpaper afirmou em comunicado aos clientes que estava disposta a perder os domínios passando estes a ser geridos directamente pela FCCN de modo a acautelar o interesse dos clientes.

Entretanto, a FCCN está a responder aos clientes afirmando que as regras de registo de domínios .pt tem de ser cumpridas e que foram dadas todas as oportunidades à empresa detentora do serviço co.pt para resolver a situação junto com os seus clientes.

[n]Actualização 3:[/n] O site tuning.online.pt está de novo a funcionar depois dos responsáveis deste site terem entrado em contacto com a Ondas Lineares.