OSDL vai documentar contribuições para o Linux

Linus Torvalds, o fundador do Linux, resolveu propor alterações ao sistema de desenvolvimento do Linux passando a ficar em arquivo o autor de cada uma das contribuições para o desenvolvimento do kernel.

A proposta irá ser agora discutida entre todos os responsáveis pelo desenvolvimento do kernel e se for aceite o resultado já será visível na versão 2.7.

Uma das grandes razões para a apresentação desta proposta prende-se com o processo iniciado pela empresa SCO, onde esta afirma que o kernel do Linux utiliza código proprietário dos sistemas Unix System V.

A dificuldade de encontrar o autor e a grande pesquisa que tem exigido aos responsáveis para rebater as acusações feitas pela SCO levaram a esta proposta que propõe a criação do [link=http://www.osdl.org/newsroom/press_releases/2004/2004_05_24_dco.html]Developers Certificate of Origin[/link] (DCO).

Se a proposta for avante, todas as alterações ao código e novas adições ficarão claramente identificadas a nível do autor ou autores facilitando a defesa contra processos colocados por empresas terceiras e ao mesmo tempo simplificando o contacto entre diferentes autores.