Palm apresenta novos PDA

A Palm apresentou hoje os dois primeiros PDA pertencentes à gama Tungsten.

O [link=http://www.telefonar.com/catalogo/palm/cat/164]Palm Tungsten T[/link] utiliza a versão 5.0 do sistema operativo Palm OS e está equipado com um processador OMAP1510 da Texas Instruments.

O novo PDA utiliza a tecnologia sem fios Bluetooth para efectuar a ligação a outros equipamentos que também suportem o Bluetooth e a ligação ao computador poderá ser ainda feita através de USB.

O Tungsten T tem 8 MB de memória ROM e 16 MB de memória RAM, tem um ecrã a cores de 320 por 320 e irá custar nos Estados Unidos 499 dólares.

Por seu lado, o [link=http://www.telefonar.com/catalogo/palm/cat/165]Palm Tungsten W[/link] utiliza a versão 4.1.1 do sistema operativo Palm OS e utiliza a tecnologia GSM/GPRS.

Ao contrário de outros PDAs da Palm, este não suporta o Stylus incluindo no próprio PDA um teclado completo para a introdução da informação.

O Tungsten W é tri-band podendo operar na Europa, Ásia e América do Norte. A sua autonomia em stand-by é de 250 horas e em conversação de 6 horas.

Inclui o browser Web Browser Pro que suporta vários standards como HTML 4.0, XHTML 1.0, CSS 1.0, iMode, Javascript 1.5 e WML 1.2 garantindo boa compatbilidade com as páginas web existentes hoje em dia na internet.

O Tngsten T irá custar 549 dólares nos Estados Unidos mas a esse valor terá de acrescer a taxa cobrada pela empresa de telecomunicações para a transmissão de dados.