Redes móveis atingem 8,53 milhões de subscrições

O número de subscrições do serviço móvel terrestre ascendeu a 8,53 milhões no final de 2002 de acordo com dados revelados pela Anacom.

Este valor representa um crescimento de 7 por cento em relação ao ano anterior.

Do universo de clientes, a maioria – 78 por cento ou 6,7 milhões – são aderentes de cartões pré-pagos. A taxa de penetração do serviço ascendeu a 82,5 subscrições por cem habitantes.

Até ao final de Dezembro de 2002, e passado um ano desde a introdução da portabilidade móvel em Portugal, constata-se que mais de 6 mil números móveis foram portados, isto é, foram transferidos entre operadores móveis.

Durante 2002, foram originadas nas redes móveis 5,6 mil milhões de chamadas telefónicas, que no seu conjunto geraram quase 10 mil milhões de minutos de tráfego.

Só no quarto trimestre, foram originadas nas redes móveis cerca de 1,45 mil milhões de chamadas e recebidas 500 milhões de chamadas.

O envio de mensagens escritas foi o serviço que apresentou uma taxa de crescimento mais elevada, tendo atingido os 2 mil milhões de mensagens enviadas ao longo de 2002, mais 28% do que no ano anterior.