Tim Berners-Lee contra novos domínios de topo

Numa entrevista concedida a um site, o Microsoft Watch, Tim Berners-Lee defendeu que não devem ser criados mais domínios de topo genéricos.

[link=http://www.w3.org/People/Berners-Lee/]Tim Berners-Lee[/link], criou a World Wide Web ou WWW em 1989 quando era investigador no CERN e mostra-se preocupado com o rumo que a internet tem tomado em alguns áreas.

Na entrevista concedida, revela que é contra a criação de mais 10 domínios de topo propostos ao ICANN por várias entidades e empresas.

Ele afirma que todo o novo domínio de topo deveria ser gerido por uma instituição sem fins lucrativos ao contrário do que se está a passar em que existem empresas privadas que gerem determinados domínios de topo.

Afirma ainda que a proposta para o novo domínio .mobi é totalmente contra todo o conceito de internet já que apenas permite que um grupo de empresas possa registar endereços dentro deste domínio.

Para além disso faz uma restrição a um determinado tipo de equipamento e acesso o que vai no sentido oposto do inicialmente idealizado em que qualquer domínio deverá ser acessível por qualquer equipamento e por qualquer meio.