Vírus ataca ficheiros do Macromedia Flash

Especialistas em Sistemas de Informação disseram na passada terça-feira, que descobriram o primeiro vírus desenhado para atacar ficheiros de animações do Macromedia Flash, que estão a ser cada vez mais utilizados em banners de publicidade, na Internet.

O vírus, denominado «SWF/LFM.926», ter um grau de perigo baixo, pois ter que ser feito o seu download manuralmente e não se consegue espalhar automaticamente para outros compurtadores vai e-mail e através de browsers, como outros podem, disseram os especialistas.

No entanto, as pessoas que entrem num website infectado ou utilizem o e-mail podem mesmo assim ser infectadas se fizerem o download e correrem o ficheiros de Flash infectado no seu computador, fora do browser, disse a Macromedia.

Um porta-voz da Macromedia disse que a empresa irá disponibilizar um patch para o vírus nos próximos dias.

O vírus afecta computadores com o Windows NT e XP, mas só aqueles que gurdam os ficheiros de Flash, que podem ser filmes, jogos e outras animações.

Quando executado, o vírus apresenta uma mensagem a dizer «Loading Flash Movie» e mostra um puzzle que os utilizadores podem tentar resolver.

O vírus cria também um programa que infecta outros ficheiros de Flash que estejam no mesmo computador.

A Macromedia irá disponibilizar mais informação sobre o vírus e o respectivo patch, no endereço [link=http://www.macromedia.com/support/flash/]www.macromedia.com/support/flash[/link].