Vodafone lança acesso de banda larga sem fios à Internet

A Vodafone anunciou a disponibilização do serviço WirelessLAN, permitindo o acesso à Internet de banda larga, sem fios, em vários locais do país.

Entre outras facilidades, este serviço apresenta características inovadoras de autenticação e de pagamento, utilizando a infra-estrutura de SMS.

Assim, o pedido de password de acesso é efectuado através de SMS; do mesmo modo, o pagamento do serviço é efectuado com um SMS de valor acrescentado no envio da password.

Este processo torna-o acessível a todos os clientes Vodafone, tanto de serviços pré-pagos como pós-pagos.

A utilização por clientes de outras redes, assim como clientes estrangeiros em roaming, é igualmente possível, de forma simples e imediata – isto para os clientes dos operadores que tenham celebrado com a Vodafone os respectivos acordos.

Este serviço é baseado na tecnologia Wireless LAN (Local Area Network), também conhecida por Wi-Fi, nomenclatura utilizada pela Wi-Fi Alliance para certificar equipamentos, que se baseia nas normas IEEE 802.11.

A Vodafone está a basear a sua rede WLAN na norma 802.11b, que permite velocidades de acesso máximas de 11Mbps, e em breve, irá evoluir para a norma 802.11g que permite velocidades até 54Mbps.

O preço de acesso ao serviço, após a fase promocional, será de 5 euros para uma sessão de 1 hora, 12 euros para 24 horas e de 30 euros para 72 horas.