Estes dados fornecidos pela Anacom, traduzem um crescimento de 0,6 por cento face ao trimestre anterior, o equivalente à angariação de 49 mil novos subscritores.
Deste total de clientes, 78,3 por cento corresponde a cartões de acesso pré-pago ao serviço. Até ao segundo trimestre do ano, foram portados 1 411 números de telefone móvel.
A taxa de penetração do serviço no mercado posicionou-se, em Junho, em 78,4 assinantes por cem habitantes, acima da média da União Europeia, que ficou pelos 75,6 assinantes por cem habitantes.
Durante o segundo trimestre, foram geradas pelas redes móveis 1,3 mil milhões de chamadas, que no seu conjunto totalizaram 2,3 mil milhões de minutos de conversação. A maior parte do tráfego originado pelas redes móveis – 66 por cento do total – é destinado à mesma rede móvel de origem.
A duração média das chamadas com origem na rede móvel neste trimestre foi de 102 segundos, sendo as chamadas destinadas a redes internacionais as mais prolongadas, com uma média de 232 segundos por chamada.
Durante o segundo trimestre do ano, foram originadas nas redes móveis 378,6 milhões de mensagens escritas (SMS).