Tem sido relatado que, apesar da disponibilidade gratuita de browsers como o Opera e o Mozilla, os web designers continuam a não escrever páginas que funcionem bem em todos os browsers.
Isto deve-se à vasta maioria de utilizadores da Internet que utilizam o produto da Microsoft e demostra que os web designers continuam a não construir os sites de modo a que estes funcionem devidamente com base na variedade de standards utilizados por todos os browsers.
Um dos últimos sites a ignorar utilizadores de browsers como o Netscape 6 é o da empresa de impressão de fotografias, Shutterfly, que foi fundada originalmente pelo co-fundador da Netscape (antes da AOL a adequirir). Iste é claramente um aviso que mostra que os dois browsers são incompatíveis e para uma pessoa que prometeu uma maneira de dar a volta à questão do browser da Microsoft, isto é um «soco na cara» para as pessoas que não querem utilizar o Internet Explorer.
As páginas escritas para o IE muitas vezes não estão conforme os mesmos standards utilizados por browsers como o Opera, o iCab e o Mozilla, e os web designer estão a escolher ignorar os utilizadores desses browsers e focar os seus desenvolvimentos no IE. Isto também se deve a sondagens que mostram que entre 85% e 95% dos utilizadores actuais da Internet, utilizam o IE (várias sondagem mostram resultados diferentes).
Muitos dos problemas dos outros browsers devem-se aos blocos de código proprietário do IE e esses blocos são chamados o «legado das manobras da Microsoft para se tornar líder no mercado dos browsers” de acordo como o site Mozilla.com. A AOL aumentou recentemente o seu investimento nos projectos Netscape e Mozilla e afirmam que as próximas versões destes produtos já vão funcionar na perfeição com cerca de 98% dos sites existentes.