O número de subscritores de serviços de acesso à Internet ultrapassou os 4,4 milhões no final do segundo trimestre de 2002.
Este valor representa um crescimento de mais de 48 por cento comparativamente ao período homólogo do ano passado, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).
Deste valor, 269 mil correspondem a acessos por banda larga, incluindo cabo e ADSL, o que traduz um crescimento de 122 por cento face ao primeiro trimestre.
Os acessos à Internet por banda larga representavam assim, no final do segundo trimestre do ano, 6 por cento do total de acessos e 56 por cento do total de acessos pagos.
A generalidade dos acessos por banda larga são garantidos por tecnologia de cabo: 98 por cento do total. Os restantes são garantidos por ADSL, que contava em Junho com mais de cinco mil subscritores, o equivalente a um acréscimo de 40 por cento face a Março.
A taxa de penetração do serviço – incluindo todos os tipos de acesso – atingiu, no segundo trimestre de 2002, 43 acessos por cem habitantes, contra 29 acessos no mesmo período do ano passado.