A Palm apresentou hoje os dois primeiros PDA pertencentes à gama Tungsten.
O Palm Tungsten T utiliza a versão 5.0 do sistema operativo Palm OS e está equipado com um processador OMAP1510 da Texas Instruments.
O novo PDA utiliza a tecnologia sem fios Bluetooth para efectuar a ligação a outros equipamentos que também suportem o Bluetooth e a ligação ao computador poderá ser ainda feita através de USB.
O Tungsten T tem 8 MB de memória ROM e 16 MB de memória RAM, tem um ecrã a cores de 320 por 320 e irá custar nos Estados Unidos 499 dólares.
Por seu lado, o Palm Tungsten W utiliza a versão 4.1.1 do sistema operativo Palm OS e utiliza a tecnologia GSM/GPRS.
Ao contrário de outros PDAs da Palm, este não suporta o Stylus incluindo no próprio PDA um teclado completo para a introdução da informação.
O Tungsten W é tri-band podendo operar na Europa, Ásia e América do Norte. A sua autonomia em stand-by é de 250 horas e em conversação de 6 horas.
Inclui o browser Web Browser Pro que suporta vários standards como HTML 4.0, XHTML 1.0, CSS 1.0, iMode, Javascript 1.5 e WML 1.2 garantindo boa compatbilidade com as páginas web existentes hoje em dia na internet.
O Tngsten T irá custar 549 dólares nos Estados Unidos mas a esse valor terá de acrescer a taxa cobrada pela empresa de telecomunicações para a transmissão de dados.