A Microsoft anunciou na Midem, conferência dedicada ao mundo da música, uma nova tecnologia que poderá impedir a cópia de um CD.
É a primeira tentativa da Microsoft para tentar ajudar as editoras a proteger o seu maior bem: a música.
A Microsoft apresentou o software Windows Media Data Session Toolkit que pretende proteger os direitos de autor mas ao mesmo garantir compatbilidade com todos os leitores existentes no mercado.
Para atingir esses objectivos, os CDs de música que utilizem a tecnologia da Microsoft passarão a ter duas camadas de informação.
Numa dessas camadas estarão as faixas de música que poderão ser reproduzidas normalmente numa aparelhagem ou no leitor do automóvel. Na outra camada estará um ficheiro comprimido que só será utilizado quando o CD for lido num computador.
Esse ficheiro irá conter informação que decidirá se o CD pode ser reproduzido num computador ou se o ficheiro de música poderá ser transferido para o computador ou para outro tipo de equipamentos.
Empresas como a Universal Music Group já afirmaram que pretendem utilizar este novo sistema de protecção dos direitos de autor em novos lançamentos de CDs.