O Mind anunciou hoje o lançamento do novo site Portalis, um portal com informação dirigida aos mais novos.
O Portalis é o endereço onde crianças e jovens entre os 8 e 13 anos vão poder a partir de agora encontrar informações sobre a Arte, a Internet, a Cidadania ou a Segurança.
Este projecto, desenvolvido pela Mind e co-financiado pelo POSI (Programa Operacional para a Sociedade de Informação) é um local onde os jovens podem aprender e brincar os conceitos de que se fala todos os dias: as eleições, a arquitectura, a web ou a segurança rodoviária. Deste modo pretende-se formar crianças e jovens para melhorar a qualidade psicossocial da sociedade portuguesa e apoiar pais e educadores através de actividades formativas e lúdicas disponibilizadas online.
O Portalis é formado por quatro sites temáticos, Arte, Internet, Cidadania e Segurança, onde são explicados aos mais novos os conceitos básicos de cada tema.
Paralelamente existem propostas lúdicas em que o conceito subjacente é: aprender brincando e divertindo. A missão do Portalis é formar crianças e jovens, para melhor conhecerem e compreenderem o mundo que os rodeia, bem como a sociedade em que se inserem. Cada site procura dar, de uma forma acessível, uma visão abrangente e bastante completa do tema.
Além disso está garantida a segurança dos jovens enquanto navegam. Esta preocupação é a razão pela qual os jogadores são identificados publicamente apenas pelo “nickname” que escolheram, sendo que todos os dados pessoais são estritamente confidenciais. Por razões de segurança, todo o conteúdo gerado pelos jogadores (páginas, mensagens, etc.) só será colocado online após aprovação prévia por parte do Webmaster do Portalis. Não serão aceites conteúdos cujo teor possa ser ofensivo para outras pessoas, nomeadamente palavrões, insultos ou ideias xenófobas, racistas, sexistas ou discriminatórias do ponto de vista social ou religioso.