Novos servidores para a PlayStation2

A IBM e a Butterfly.net vão aumentar a capacidade da rede para os jogadores da consola da Sony.

Um acordo entre a Sony Computer Entertainment Inc., a IBM e a Butterfly.net vai permitir aumentar a capacidade dos servidores para que os donos de consolas PlayStation2 possam jogar cada vez mais na Internet. Actualmente, os jogadores são limitados a servidores separados, o que diminui a interatividade entre os mesmos.

Com a tecnologia Grid da Butterfly.net, os servidores já não vão “cair” com a instalação de patchs ou com o serviço sobrecarregado. A interacção com os servidores será totalmente transparente e sem problemas para os utilizadores, utilizando uma infra-estrutura elástica onde novas máquinas podem ser adicionadas ou substituídas, sem interromper o jogo.

As máquinas utilizadas como servidores foram fornecidas pela IBM, e são modelos IBM Dual Xeon Blade Servers, a correr o sistema operativo Linux, o WebSphere da IBM, o DB2 software, os servidores de jogos da Butterfly.net, gateways, software de rede e o sistema de inteligência artificial que provém duma plataforma integrada para os jogos on-line, cujo desenvolvimento e operação é contínua.

As empresas estão a trabalhar em conjunto com o objectivo de melhorar a vida dos utilizadores da PS2, que tanto desejam jogar on-line num local específico, onde podem encontrar outros jogadores, como é o caso da Xbox Live, para a consola da Micorosoft. Os servidores da Butterfly vão estar divididos por títulos e vão suportar mais de um milhão de jogadores, incluindo, a maioria deles, com sistema de comando de voz.

Este novo sistema deve entrar em teste nos próximos dias e, durante a Conferência Game Developer, que terá lugar entre os dias 4 e 8 de Março, em San Jose, na Califórnia, representantes das três empresas vão fazer a demonstração do produto aos espectadores e às empresas que produzem os jogos.