Câmaras digitais crescem 147 por cento em 2002

As vendas mundiais de câmaras digitais subiram 147 por cento em 2002, em comparação com o ano anterior, tendo atingido 27 por cento do total de câmaras vendidas em todo o mundo.

Estes números foram divulgados pelo Director Ibérico da Kodak, François Monnet, presente na FOTIMAG 2003, certame que decorre na FIL – Parque das Nações até 30 de Março.

Para François Monnet, “está-se a assistir a uma verdadeira revolução com a entrada do digital no mundo da fotografia, já que os consumidores a médio prazo irão tirar mais de 60 por cento de fotos do que com as máquinas tradicionais. O grande desafio que se coloca agora à indústria é informar os utlizadores sobre o que fazer com as fotos, pois cada vez mais se tiram fotografias”, refere.

“Daqui a cinco anos”, prossegue, “haverá mais fotografias captadas via telemóvel do que através de câmaras e então o mercado vai explodir! Há 300 milhões de telemóveis na Europa e, se 20 por cento dos mesmos corresponder a aparelhos com fotografia, o mercado de fotografia por telemóvel ultrapassará o actual mercado da fotografia por máquina”.

Numa organização AIP/FIL, a FOTIMAG 2003 é realizada em colaboração com a AGEFE – Associação Portuguesa dos Grossistas e Importadores de Material Eléctrico, Electrónico, Electrodoméstico, Fotografia e de Relojoaria, e está a actualizar junto dos interessados pela fotografia e imagem o que de mais moderno e inovador o mercado tem para oferecer.