A RealNetworks anunciou ontem que avançou com um processo contra a Microsoft por alegado abuso de monopólio para conquistar novos mercados.
A RealNetworks afirma no processo que moveu contra a Microsoft que esta empresa está a utilizar a mesma estratégia que utilizou para ser a líder no mercado de browsers.
Alguns anos atrás a Netscape era a líder no mercado de browsers e a Microsoft estava bastante atrasada tanto no desenvolvimento como na quota de mercado.
A Microsoft decidiu incluir o browser Internet Explorer no sistena operativo e a partir desse momento e em apenas dois anos passou a dominar o mercado explorando o facto do sistema operativo Windows ser o mais utilizado.
A RealNetworks afirma que a Microsoft está a fazer o mesmo agora com a inclusão do Media Player no sistema operativo Windows. Com essa medida, a empresa consegue aumentar a sua quota de mercado e dominar um dos mercados mais importantes da actualizdade.
A RealNetworks pede perto de mil milhões de dólares no processo movido afirmando que poderia ter ganho muito mais se a Microsoft não tivesse optado por incluir o Media Player no sistema operativo Windows.