Depois de nove meses em desenvolvimento, o Portal do Cidadão foi disponibilizado hoje e pretende simplificar a relação do cidadão com o Estado.
De acordo com a UMIC (Unidade de Missão Inovação e Conhecimento), o novo Portal do Cidadão inicia a sua actividade oferecendo mais 700 serviços disponibilizados por 120 entidades públicas.
O Portal está dividido em duas grandes áreas: uma destinada aos Cidadãos e outra às Empresas.
Como Cidadão poderá aceder a bases de dados de cursos de formação, alterar a morada ou entregar a declaração do IRS entre outras possibilidades.
Como Empresa poderá candidatar-se ao SIME, realizar o pedido de certidão de registo comercial, aceder a indicadores e estatíticas entre outras possibilidades.
De realçar que muitos destes serviços não estão integrados no Portal, estando organizados por tema para facilitar ao cidadão a procura e a consulta da informação que pretende redireccionando o cidadão para o site que tem o serviço.
Para terminar a mudança, o portal Infocid que existiu durante anos na web portuguesa foi encerrado redireccionando o cidadão para o novo Portal.