A NEC Corporation anunciou que o supercomputador vectorial “SX-6” iniciou operações numa organização italiana de investigação, o Consortium for Supercomputing Applications for Universities and Research (CASPUR), interuniversidades.
O CASPUR elegeu o SX-6/8A (72GFLOPS de desempenho vectorial de pico, 64GB de memória principal, 2TB de capacidade de disco) baseado em testes de referência, nos quais o “SX-6/8A” demonstrou um desempenho sustentado e uma escalabilidade com uma grande variedade de códigos tais como química computacional, ciência computacional dos materiais, e modelos computacionais dos oceanos.
Assim que o computador vectorial SX-6 foi lançado, a NEC empenhou-se na sua promoção e um desses computadores foi vendido à CASPUR, sendo a primeira aquisição de uma máquina vectorial por parte do Consórcio.
As máquinas vectoriais apresentam uma capacidade de transferência de dados de alta velocidade entre a memória de larga-escala e os CPUs baseada no desempenho do CPU e elevado desempenho sustentado em computação de larga-escala.
Com o SX-6, a redução do tempo de acesso entre o CPU e a memória, e a eficiência de computação elevada são conseguidas empregando o elevado desempenho das mais avançadas DRAM e “network crossbar switch” de memórias de alta velocidade.