A Google publicou ontem um novo texto no seu blog institucional onde explica a sua nova estratégia para o mercado chinês.
No texto publicado a Google assume que tem sofrido vários ataques por parte de hackers e que estes ataques são direccionados para contas de correio no Gmail utilizadas por defensores dos direitos humanos na China.
A Google reconhece que não tem sido a única empresa a sofrer estes ataques e tem indicações que outras empresas tecnológicas, financeiras ou industriais sofrido muitos ataques da mesma forma.
Alguns destes ataques conseguiram ter algum sucesso já que entraram em duas contas no Gmail tendo conseguido ler à data da criação da conta e aos assuntos das mensagens aí presentes. Toda a restante informação dessas duas contas como o conteúdo das mensagens foi protegido.
De acordo com a nova estratégia, a Google afirma que não está disponível para continuar a filtrar a informação apresentada no Google local (google.cn) e vai reunir-se com o governo chinês para tentar cumprir a lei.
Caso isso não seja possível a Google, presente desde 2006, afirma que irá abandonar o mercado chinês e encerrar os seus escritórios.