Em apenas dois meses, a Novis conseguiu terminar os trabalhos de activação do backbone Lisboa-Porto, permitindo-lhe cobrir este eixo com fibra óptica iluminada e em funcionamento.
A partir deste momento, a operadora de rede fixa da Sonae garante a ligação de voz, dados e Internet entre Lisboa e Porto sem depender do operador histórico, suportando o seu próprio tráfego e a gestão da sua rede.
Um dos aspectos mais relevantes deste processo prende-se com o aumento da capacidade de rede da operadora de rede fixa da Sonae. Se for analisado em termos quantificativos, o desempenho desta nova ligação assegura desde já cerca de 30 032 ligações de voz simultâneas, o que associado à redundância, vem possibilitar elevados níveis de qualidade nas comunicações.
Com a conclusão dos trabalhos de ligação Lisboa-Porto, a Novis passa a funcionar autonomamente em várias cidades espalhadas pelo território nacional, nomeadamente Caldas da Rainha, Santarém, Torres Novas, Leiria, Pombal, Coimbra e Aveiro, permitindo à Novis consolidar a sua posição num mercado extremamente importante.
De destacar que no final do segundo trimestre de 2001, a Novis registou um tráfego total mil milhões de minutos, liderando claramente o ranking dos novos operadores.