Com o recurso à cobertura de rede UMTS especialmente instalada no recinto da exposição com o apoio da Ericsson, um dos parceiros tecnológicos da TMN, a TMN disponibiliza aos participantes deste Congresso da APDC dois conjuntos de terminais através dos quais poderão experimentar aquele serviço de terceira geração, desta vez utilizando equipamentos com características de design muito próximas daquelas que se virá a encontrar no mercado.
A TMN apresenta ainda no Centro de Congressos de Lisboa múltiplas aplicações e serviços que já estão em funcionamento, os quais são suportados em tecnologia GSM e GPRS.
É o caso do SIM SmartKit, serviço que permite desenvolver soluções à medida, através da criação de um menu específico nos telemóveis de uma empresa ou instituição. Utilizando o Serviço de Mensagens Escritas da TMN, o SIM SmartKit permite a recolha e acesso a informação a partir do exterior.
O Congresso das Comunicações é também oportunidade para conhecer melhor as potencialidades do GPRS, tecnologia que permite o acesso móvel, em qualquer momento, à Internet, e-mail ou aplicações empresariais, aumentando a produtividade dos seus utilizadores. O GPRS vem optimizar a comunicação de dados através do telemóvel, uma vez que permite obter velocidades de transmissão próximas das da rede fixa.
Outra tecnologia destinada ao mercado empresarial em destaque no Customer Lounge da TMN é a solução VPN (Redes Privadas Virtuais), que se baseia na construção de uma rede única e personalizada, constituída por extensões telefónicas móveis e fixas (extensões do PABX) que comunicam entre si através de um plano privado e abreviado de numeração.