A Adobe disponibilizou os produtos Adobe Flex 2 e Adobe Flash Player 9 a semana passada, uma aposta para conquistar mercado no novo tipo de aplicações Web que estão a surgir.
A empresa afirma que o novo Flash Player 9 torna-se até 10 vezes mais rápido com o ActionScript 3.0 e o novo ActionScript Virtual Machine (AVM), que possui um compilador Just In Time (JIT) que traduz o código do ActionScript para o código nativo da maquina para uma maximização da velocidade de execução.
O ActionScript 3.0 é uma boa linguagem de programação orientada por objectos ECMAScript que disponibiliza uma sintaxe familiar e novas características da linguagem como ECMAScript para XML (E4X), expressões regulares e modelo de eventos DOM.
Por sua vez, a linha de produtos Flex 2 disponibiliza aos implementadores um conjunto de ferramentas para um desenvolvimento rápido, end-to-end de aplicações ricas e inovadores de Web.
Com os Flex 2 SDK e os Flex Data Services 2 Express, uma licença de CPU de produção que fornece serviços de gestão de dados baseados em mensagens, os implementadores têm tudo o que necessitam para desenvolver aplicações de Internet completas e
enriquecidas sem custos de licenciamento de software.
Os implementadores podem usar o Flex Buider 2, um ambiente poderoso de desenvolvimento integrado (IDE) baseado em Eclipse que inclui uma biblioteca de controlos de built-in e serviços para desenvolvimento de aplicações e design UI.
O Flex Data Services 2 dota os implemtandores com maior poder para criar aplicações intensas em dados que incluem sincronização de dados em tempo real e capacidades de colaboração.