Na passada sexta-feira foi detectado um dos maiores ataques de spam que chega numa mensagem com um ficheiro em anexo que contem um trojan.
O ficheiro em anexo que está comprimido com o formato .zip está protegido com uma palavra-chave e a mesma está presente no texto da mensagem.
Caso o utilizador opte por abrir o ficheiro, irá activar o Storm Trojan e este irá instalar um software no próprio computador que irá desactivar os sistemas de segurança do mesmo.
A Symantec detectou mais de 2 milhões de mensagens de spam distribuídas a nível global, atingindo, na sua maioria, os países de expressão inglesa, afectando tanto empresas como consumidores. Este ataque de spam faz parte de uma evolução contínua do Storm Trojan desde a sua detecção inicial em Janeiro de 2007.
A nova táctica neste tipo de ataque, de acordo com a Symantec, é a técnica de engenharia social que o atacante está a utilizar para infectar os indivíduos com o Trojan. As palavras utilizadas no assunto nas mensagens de spam estão a alertar as pessoas da detecção um vírus falso, tais como “Trojan Detectado” (“Trojan Detected!”) ou “Actividade de Vírus Detectada” (“Virus Activity Detected”), para induzir as pessoas a abrir o ficheiro Zip.