A equipa responsável pela programação da nova versão do DirectX anunciou que está pronto a ser disponibilizado.
Ainda irá demorar alguns dias até estar disponível para todos os interessados mas já está pronta a versão 6 do DirectX. E o que há de novo nesta versão?
O DirectX6 contêm mais APIs e serviços que a versão 5.0.
- DirectDraw: a grande caracteristica para o utilizador comum é a possibilidade de suportar multiplos monitores em Windows 98 e NT5.0 mas em destaque estão também duas interfaces: IDirectDraw4 e IDirectDrawSurface4.
- DirectSound: A documentação foi melhorada com novos tutores.
- DirectMusic: Uma API completamente nova disponível no DirectX6.0.
- Direct3D Immediate Mode: Melhor performance, suporte para vertex buffers, w-buffering, stencil buffers, bump mapping, flexible vertex formats e strided vertices.
- Direct3D Retained Mode: Novas interfaces.
- DirectInput: A documentação foi melhorada e inclui novos tutoriais.
- DirectPlay: Uma nova interface: IDirectPlay4 substituindo a IDirectPlay3. Suporte para asynchronous messaging, message throttling, TCP/IP firewall support, peer-to-peer security, application registration entre outros.
- DirectSetup e AutoPlay não contêm nenhuns melhoramentos desde a versão 5.