Testes recentes entre a infraestrutura Ericsson e aparelhos móveis da Siemens foram levados a cabo com dois tipos de ofertas actuais em aparelhos com funcionalidade de push to talk, o CX70 e o C70, os quais estão disponíveis no mercado.
O CL75, CX75, CF75, M75, e SXG75 que foram apresentados na CeBIT 2005 também vão ter push to talk incorporado.
As chamadas push to talk são uma comunicação de um sentido de cada vez, ou seja, enquanto uma pessoa fala, a(s) outra(s) ouve(m). O direito a falar é garantido premindo a tecla push to talk numa base de que o primeiro a fazê-lo é quem começa a utilizar o serviço.
A solução push to talk da Ericsson, Instant Talk, é baseada no sistema IMS e tem uma implementação com custos eficientes e escalável. Esta solução está de acordo com as especificações existentes do Push to talk over Cellular, (PoC) para assegurar a interoperabilidade e cumprirá igualmente as especificações PoC da OMA (Open Mobile Alliance) quando disponíveis.
O sistema IMS da Ericsson também suporta outros serviços fixos e móveis tais como Combinational Services (conversar e partilhar diferentes tipos de media ao mesmo tempo), IP Centrex etc.