Depois de muita especulação a Google revelou hoje oficialmente a primeira informação sobre o novo sistema operativo Chrome.
O novo sistema operativo Chrome é uma aposta da Google para um grupo de utilizadores específico: os utilizadores de internet.
O novo Chrome OS terá como base o browser Chrome e todo o sistema operativo funcionará através de páginas web mesmo que sejam configurações do sistema ou aplicações.
Os ficheiros e as aplicações não serão armazenadas localmente mas sim na internet com excepção de ficheiros do sistema operativo funcionando numa lógica de terminal. Assim os utilizadores poderão ter acesso à sua informação pessoal a partir de qualquer local desde que tenham acesso à internet.
A informação pessoal que o sistema operativo guarde localmente estará sempre encriptada dando uma segurança extra ao utilizador.
A Google aposta na velocidade do sistema operativo pretendendo que o computador fique pronto a utilizar em menos tempo do que o necessário para ligar uma televisão.
O sistema operativo estará disponível em duas versões, uma versão oficial que é o Chrome OS e outra open source com o nome Chromium.
O Chrome OS é open source e será disponibilizado para vários suportes como netbooks ou PCs mas a Google não se comprometeu com a data oficial de lançamento da versão final ou das versões beta.