Desenvolvido pelo Instituto de Telecomunicações com o apoio da Vodafone Telecel e agora implementado em Sintra, este projecto visa fornecer ao público uma informação rigorosa e relevante sobre as radiações electromagnéticas.
Além de uma estação de medição de radiações electromagnéticas instalada no Palácio Pena, na proximidade de diversas antenas de comunicações, outros postos de medição estão em funcionamento em Rio de Mouro, Manique de Cima, Ramalhão e Portela de Sintra. Serão ainda realizadas outras medições em locais aleatórios em todo o Concelho, com especial atenção às zonas onde se situam equipamentos escolares.
O Projecto ITEM surgiu no contexto de uma crescente preocupação sobre eventuais efeitos da radiação electromagnética emitida pelas antenas dos sistemas de comunicações móveis. O Projecto decorre do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido há bastante tempo nesta área por uma equipa do Instituto de Telecomunicações, pólo de Lisboa, no Instituto Superior Técnico. Conta com a colaboração da Vodafone, no quadro das políticas de apoio a investigações cientificas nacionais, como é o caso, ou à escala internacional, designadamente no seio da Organização Mundial de Saúde.
Para além dos resultados da monitorização sistemática dos níveis de radiação electromagnética em diversos locais públicos no País, e de informação técnica específica, o Projecto ITEM disponibiliza, através do seu website www.lx.it.pt/item, diversa informação de divulgação sobre a exposição à radiação electromagnética proveniente dos sistemas de comunicações móveis, usando uma linguagem acessível ao público em geral.