O Presidente e CEO da Intel, Paul Otellini, revelou que a Intel começará a vender o primeiro processador de quatro núcleos (quad-core) para PCs e servidores de alta-performance em Novembro.
Os novos processadores Intel Core2 Extreme de quatro núcleos vão proporcionar um aumento significativo de 67 por cento em termos de desempenho em relação ao actual processador Intel Core2 Extreme e terão como público-alvo os jogadores e produtores de conteúdos.
“Os processadores de quatro núcleos [i]mainstream[/i] vão ser comerializados a partir do primeiro trimestre de 2007 e vão chamar-se processador Intel Core2 Quad. Em relação aos servidores, o processador Intel Xeon de quatro núcleos sequência 5300 para servidores de dois processadores vão ser disponibilizados ainda este ano, e uma nova série de processadores de baixo consumo (50 watts), os Quad-Core Intel Xeon L5310 para servidores blade estarão disponíveis no primeiro trimestre de 2007.”
A empresa espera que a próxima geração de tecnologia de 45 nanómetros esteja em linha para começar a ser produzida em meados de 2007, tal como planeado, tendo Otellini ainda revelado pela primeira vez, que a empresa tem quinze produtos de 45 nanómetros já em desenvolvimento para estações de secretária, computadores portáteis e segmento empresarial.
Otellini apresentou um quadro que define os novos lançamentos de microarquitecturas a ocorrer em 2008 (com o nome de código Nehalem e apontados para 45 nanómetros) seguido de outros em 2010 (com nome de código Gesher e apontados para 32 nanómetros).