A Marketware, em conjunto com a Keynote, lançou o Índice Português de Desempenho na Internet.
Este Índice mede o desempenho de trinta websites de referência em Portugal, agrupados por seis sectores de actividade: Media e Notícias, Portais, Serviços Financeiros, E-Commerce e Serviços, Tecnologia e E-Government.
Os trinta websites presentes no Índice revelam um equilíbrio necessário por sector de actividade, sendo os critérios principais de inclusão, a visibilidade do website, a permanência em outros tops de referência, e, em última análise, o seu bom desempenho perante outros websites do mesmo sector.
A introdução do Índice Português de Desempenho na Internet contribuirá, certamente e à semelhança do que aconteceu noutros países, para uma aceleração da experiência do utilizador final da Internet.
O Índice publicado pela Marketware prova que existe um longo caminho a percorrer. Os sites portugueses são, de uma forma geral, lentos. No Índice de 15 a 19 de Abril, 4 sites tiveram uma média semanal acima dos 20 segundos. Adicionalmente, 5 sites tiveram diversos problemas de medição, o que os impede de figurar, para já, no Índice.