A Samsung Electronics apresentou no encontro anual Samsung Mobile Solution Forum, que decorreu no final de Março em Taiwan, uma série de novas tecnologias que serão em breve aplicadas a dispositivos móveis.
Entre as principais novidades apresentadas pela Samsung, destacou-se o chip que recepciona os dados emitidos em DVB-H (Digital Video Broadcast for Handheld) e que será integrado em dispositivos móveis como telemóveis, PMPs (portable multimedia players) e PDAs (personal data assistants).
Neste evento foi anunciada a comercialização da primeira memória flash NAND SSD ([i]solid state disk[/i]) de 32GB, que funcionará como uma unidade de armazenamento em dispositivos como notebooks. Esta tecnologia recorre a memória estática, em vez dos tradicionais pratos encontrados nos discos rígidos, permitindo desta forma um acesso mais rápido à informação e um menor consumo de energia.
A memória flash SSD utiliza apenas cinco por cento da energia necessária para alimentar um tradicional disco rígido sendo 1,5 vezes mais rápida na leitura de dados.
Ainda ao nível da memória, a Samsung revelou uma nova tecnologia denominada moviNAND, que combina um controlador MMC (MultiMediaCard) com até 4GB de memória NAND (Non-linear Addressed Device).
A nova tecnologia é compatível com a tecnologia MMC e a nova memória poderá ser aplicada a leitores MP3 ou telemóveis, conseguindo taxas de transferência de dados multimédia de 52MB por segundo.
A Samsung SDI, uma unidade de desenvolvimento da empresa sul coreana, aproveitou também o Samsung Mobile Solution Forum para apresentar a bateria de iões de lítio com maior capacidade do mundo (2600mAh).