O Ministério da Cultura deu ordens para fechar o Terravista para poder analisar o conteúdo actualmente disponível naquele site.
“POR MOTIVOS QUE SE PRENDEM COM A REESTRUTURAÇÃO DO TERRÀVISTA, O SERVIÇO FOI SUSPENSO TEMPORARIAMENTE ATÉ AO DIA 9 DE AGOSTO. Toda a informação dos marujos será preservada sendo reposta no ar na data anunciada. As nossas desculpas pelo facto.”
É esta a mensagem que os utilizadores habituais do Terràvista passaram a ver na página principal enquanto que se tentarem aceder a outra página qualquer receberão uma mensagem “HTTP/1.0 404 Object Not Found” de página não encontrada. A razão para o encerramento repentino prende-se com o facto de se terem descoberto imagens impróprias tentando assim a equipa responsável pela manutenção do servidor poder detectar todo e qualquer conteúdo impróprio que poderá estar alojado em mais de 20.000 páginas web.
A 9 de Agosto irá reabrir ao público com novas regras de funcionamento implicando a vistoria por membros do Terràvista das páginas a enviar para evitar a disponibilização de conteúdos impróprios.