A Via Net.Works Portugal anunciou a expansão do seu backbone através de uma nova ligação Lisboa-Londres a 155 Mbps, no segundo anel de fibra óptica da sua rede internacional de alta velocidade.
No mesmo comunicado, a empresa anuncia ainda o aumento de capacidade da rede ADSL.
O backbone da Via Net.Works é constituído por dois anéis de fibra óptica, de capacidade redundante.
O primeiro anel, com capacidade transatlântica via Nova Iorque, liga as principais cidades europeias onde a Via Net.Works opera, como Londres, Frankfurt, Amsterdão, Paris, Genebra e Milão. O segundo anel, agora concluído, passa por Paris, Madrid, Lisboa e Londres. Com a expansão agora verificada, Portugal, que anteriormente se encontrava ligado ao backbone via uma ligação redundante a Espanha, passa a dispor de uma ligação adicional directa a 155 Mpbs ao primeiro anel, através de Londres.
A expansão do backbone e da capacidade da rede ADSL da Via Net.Works respondem ao crescimento verificado nos últimos tempos em que se registou um aumento de 50 por cento no tráfego internacional, particularmente nos serviços ADSL e SDSL que são tradicionalmente exigentes em termos de largura de banda, sobretudo internacional.