Xbox bate recorde de vendas nos EUA

A Microsoft anunciou esta semana que, de acordo com dados da NPD Group, empresa responsável pelo acompanhamento das vendas de video-jogos nos EUA, a consola Xbox bateu recordes de vendas em Novembro.

Este facto, que coincidiu diretamente com o lançamento do pacote em conjunto com a Sega, que trazia (para além da consola) os jogos Jet Set Radio Future, Sega GT 2002 e a mais recente versão do controlador para a Xbox, o Controller S.

Outro fator que também foi considerado responsável pelo sucesso de vendas foi a inauguração da rede de jogos online da Xbox, denominada Xbox Live, que pode ser adquirida em qualquer loja dos EUA por cerca de 50 dólares e consiste num DVD-ROM para instalação (muito simples) na consola e num headset (auscultadores + microfone) para comunicação por voz com outros jogadores. O preço do Kit Xbox Live inclui também acesso gratuito por um ano, sendo que, após esse prazo, terá que pagar uma mensalidade, através de um cartão de crédito internacional.

Apesar da preocupação de analistas financeiros, que afirmavam categoricamente que as vendas de jogos de consolas iriam cair com o lançamento do pacote (que inclui dois jogos gratuitos da Sega), foram vendidos mais de 2.4 milhões de jogos para a Xbox somente no mês de Novembro, contrariando totalmente os especialistas de Wall Street, que aparentemente ignoraram duas palavras: base instalada, ou seja o número de consolas já vendidos, desde o lançamento da Xbox em Novembro de 2001.